Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / GILDO RONCATO É CIDADÃO HONORÁRIO DE VILA FLORES

GILDO RONCATO É CIDADÃO HONORÁRIO DE VILA FLORES

por vfs última modificação 23/02/2017 12h13

No dia 10 de maio de 2014, às 18:30 horas, no auditório municipal a Câmara de Vereadores realizou sessão solene em homenagem ao Sr. Gildo Roncato. O Projeto de Lei que concede o Titulo Honorífico de Cidadão Honorário de Vila Flores ao Sr. Gildo Roncato é de autoria do Vereador Volmir Guadagnin e foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Vila Flores e sancionada pelo Sr. Prefeito Municipal Vilmor Carbonera. Na oportunidade estiveram presentes: o Presidente da Câmara Fábio Zanchettin,  o Prefeito de Vila Flores Vilmor Carbonera, o Deputado Federal José Stédile, os  Vereadores Agenor Galli, Alceu Detogni, Aline Frata, Carlos Roberto Ferretto, Isidoro Paludo, Marcelo Zaccaria  Correa, Volmir Guadagnin, Zélia Brandalise Fiori, o Prefeito de Veranóplis Carlos Alberto Espanhol, o Prefeito de Nova Prata, Volnei Minozzo, o Prefeito de Nova Bassano Darcilo Pauleto, o Vice-Prefeito de Vila Flores Rudimar Peruzzo e demais autoridades e familiares:  Esposa Santina Detogni Roncatto; Filhos genros e noras: Eliza Roncato Bergamin e Paulo Bergamin, Vilson  Roncato e Salete Roncato, Vilmar Roncato e Adriane Parise e Isabel Roncato e Cláudio Ererra  Netos: Gisela Roncato, Felipe Roncato e noiva Danieli Chiaradia, Marcelo Roncato Bergamin, Milena Roncato Bergamin, Pedro Henrique Ererra Roncato  e convidados do homenageado, que após a cerimônia, foram recepcionados com um belíssimo e saboroso jantar oferecido pelo homenageado, no Clube Esportivo e Cultural Gaúcho de Vila Flores.   

O Título Honorífico de Cidadão Honorário de Vila Flores teve como fundamento o Currículum Vitae que segue:                                                                  

    CURRICULUM VITAE DE GILDO RONCATO

Gildo Roncato nasceu em 10 de outubro de 1936 na localidade da Linha Aimoré, Vila Flores – RS.

Filho de Luiz Roncatto e Eliza Ceccatto penúltimo filho entre 15 irmãos: Adolfo (in memorian), Constantina (in memorian), Ermínia (in memorian), Recieri (in memorian), Rosa (in memorian), Gervásio (in memorian), Amália (in memorian), Ana (in memorian), Ema (in memorian), Irene (in memorian), João (in memorian), Fiorentina, Lurdes, Gildo e Eliseu.

Quando jovem trabalhou na agricultura e em olarias juntamente com seus irmãos. Exerceu também outras atividades como na extração e comércio de basalto e na construção civil.

Casou-se com Santina Detogni Roncatto em 22 de abril de 1961, desta união nasceram quatro filhos: Eliza, Vilmar, Vilson e Isabel. Juntamente com sua esposa e filhos, continuava na lida na agricultura e com as acácias. Nesta época sempre pode contar com a ajuda de seus sobrinhos: Nair, Elenir, Luiz e Olmir, filhos do irmão João Roncatto (in memorian) e sua esposa Leonilda Detogni Roncatto.

Mudou-se para Vila Flores em 1970, aonde atuou em várias atividades na agricultura com o plantio dos mais diversificados produtos agrícolas, na horticultura e com um grande comércio de tungue, na extração de basalto, lixadeira e comércio de basalto e atualmente atua na construção civil.

No ramo da construção civil, os mais importantes empreendimentos são vários prédios construídos no município de Nova Prata. Destacamos entre eles o Prédio Residencial Santina Roncato e recentemente o Prédio denominado Gildo Roncato.

Foram doados dois terrenos no centro de Vila Flores de propriedade do Sr. Gildo Roncato para ser complementada a Rua do Seminário. 

O primeiro loteamento de Vila Flores foi feito durante a primeira administração municipal denominado Bairro São Luiz de propriedade do Sr. Gildo Roncato.

 Através de um Projeto de Lei do Legislativo de iniciativa do ex vereador (in memoriam) Luiz Roncatto, o Luizão, a Rua principal do Bairro São Luiz, foi denominada Rua Luiz Roncatto em homenagem ao avô.

 Também na primeira administração a pavimentação foi feita pela construtora GR iniciando-se pela Avenida das Flores, sendo que a área pavimentada em frente ao Clube Gaúcho foi uma doação da própria construtora.

Atualmente atua com um grande empreendimento no município de Nova Bassano, onde adquiriu uma área de terra em que estão sendo construídas casas populares para beneficiar as pessoas de baixa renda, juntamente com o Governo Federal no Projeto Minha Casa Minha Vida.

No município de Vila Flores atuou como Presidente do Clube Gaúcho no ano de 1976.

Atuou na Liga Bochófila como Treinador do Jogo de Bochas, por diversos mandatos.

Foi fabriqueiro na Paróquia de Santo Antônio também por dois mandatos.

Em 1988 foi membro da Comissão Emancipacionista atuando no Conselho Fiscal e foi homenageado pelo atual Prefeito Municipal no dia 12 de maio de 2013.

Faz parte da Ordem Franciscana Secular desde 1961.

Colaborou como festeiro de várias festas de Nossa Senhora da Salete em 1975 e em 2005 e de Santa Bárbara em 2010.

Colaborou na construção da capela de Santa Bárbara.

Gildo e Santina foram Padrinhos da Ordenação Sacerdotal do Frei Irineu Costella em 22 de janeiro de 1978 na Capela de São Valentim de Veranópolis.

Nas atividades que obteve êxito, o Sr. Gildo Roncato destacou-se e recebeu títulos e diplomas. Em 1980, recebeu do Ministério da Agricultura através do Instituo de Colonização e Reforma Agrária INCRA, o Prêmio Produtividade Rural de acordo com a Lei nº 6.746, de 10 de dezembro de 1979, com o Título de PRODUTOR MODELO pelo seu desempenho no setor agropecuário, pelo Ministro da Agricultura e pelo Presidente do INCRA.

Em 1980 o Sr. Gildo Roncato recebeu do município de Veranópolis do Prefeito Municipal Dr. Nadyr Mário Pelegrino Peruffo uma placa com o PRÊMIO PRODUTIVIDADE.

Em 31 de outubro de 2000, o Sr. Gildo Roncato através da empresa Construtora GR Ltda, também recebeu um Diploma de Consagração Pública do Instituto de Pesquisas Liderança como CONSTRUTORA DESTAQUE por ter sido eleito em primeiro lugar na pesquisa de opinião pública e simpatia.  

Em 2006 o Sr. Gildo Roncato através da Construtora GR Ltda recebeu da Câmara de Vereadores de Vila Flores em Sessão Solene, o TÍTULO DE MAIORES E MELHORES DE VILA FLORES.  

A Sra. Santina Detogni Roncato sempre apoiando o seu esposo e muito determinada em todas as suas decisões como mãe, incentivando e orientando seus filhos para que os mesmos pudessem trilhar os seus caminhos da melhor forma possível. Foi através das suas intermináveis orações que fizeram com que se buscasse força para vencer os desafios e obstáculos em sua vida e esta sem dúvida foi sempre sua maior conquista diante de sua família. Gildo e Santina nunca mediram esforços para dar carinho e bons exemplos a todos os seus filhos e netos como fazem ate hoje.

Em 26 de março de 2011 o Sr. Gildo Roncato completou 50 anos de vida conjugal com sua esposa Santina Detogni Roncato. Seus filhos ofereceram-lhe uma belíssima festa de Bodas de Ouro, juntamente com sobrinhos, parentes e toda a comunidade de Vila Flores e região.

               Vila Flores 14 de maio de 2013

                        Gildo Roncato

 

Acesso à Informação

Mídias Sociais

Facebook 

« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4